Sindifar-PR em defesa dos farmacêuticos no plano de vacinação contra a COVID-19

Sindifar-PR em defesa dos farmacêuticos no plano de vacinação contra a COVID-19

O SINDIFAR-PR (Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná), a exemplo de outras entidades da categoria farmacêutica, encaminhou ofício ao Secretário de Estado da Saúde solicitando a inclusão dos Farmacêuticos no grupo prioritário de acesso à vacinação contra novo coranavírus, como profissionais que estão na linha de frente no combate à COVID-19.

Justificamos nosso pedido considerando que no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a COVID-19, dentre os grupos prioritários para receber a referida vacina, estão os profissionais de saúde, devido à exposição direta e frequente ao vírus. Os Farmacêuticos, assim como outros profissionais, atuam na linha de frente e correm o risco de contaminação e, consequentemente, de contrair COVID-19, com prejuízo à saúde individual e também à assistência aos usuários/pacientes atendidos nas mais diversas áreas de atuação, públicas e privadas, como farmácias, ambulatórios, clínicas, hospitais e laboratórios de análises e pesquisa.

Justificamos, ainda, a urgência da vacinação dos Farmacêuticos e demais profissionais que atuam nas farmácias pois esse é o local de primeira escolha de grande parte da população para buscar informações, testagem e, após o diagnóstico médico, adquirir a medicação prescrita. Diante da pandemia, e a exemplo de campanhas de vacinação anteriores, torna-se imperiosa a vacinação dos Farmacêuticos como grupo prioritário, como forma de preservar a saúde e a vida desses trabalhadores, bem como para garantir o funcionamento, com qualidade, dos serviços essenciais em que esses profissionais atuam.