Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio

Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio

Você sabia que uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos? É uma estimativa alta, além de muito triste. O dado é da OMS (Organização Mundial da Saúde), que reportou recentemente: cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos no mundo.

Como o suicídio é um assunto preocupante e exige atenção, foi criado o Setembro Amarelo. Lá no ano de 2003, pela Associação Internacional Para a Prevenção do Suicídio e pela OMS. Você já tinha ouvido falar dele? Pois é, o Setembro Amarelo já foi adotado por diversos países que realizam diferentes ações de combate e prevenção ao ato de suicídio.

Aqui, no Brasil, a campanha #SetembroAmarelo existe desde 2014 e tem a cada dia ganho mais força e participação. A iniciativa por aqui fica por conta do CVV (Centro de Valorização da Vida), do CFM (Conselho Federal de Medicina) e da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

E é claro que nós, do Sindifar-PR (Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná), apoiamos esta causa! É importante

Se você precisa de ajuda ou conhece alguém que precise, acesse: www.cvv.org.br. O CVV é uma rede muito legal que atua de forma voluntária oferecendo apoio emocional a quem mais precisa. O atendimento é 24h e totalmente sigiloso. Se preferir, ligue para 188.