Lugar de medicamento é na farmácia! O Sindifar-PR é contra o PL 3589/2019
Novamente está em debate a autorização da venda dos MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição) fora das farmácias. O PL 3589/2019, que está tramitando no Senado Federal, é de autoria do senador Flávio Bolsonaro (PSL/RJ) e prevê que estabelecimentos comerciais possam vender MIPs.
Em março de 2019, um projeto similar foi arquivado, o PL 9482/2018, do deputado Ronaldo Martins (PRB/CE). Mas então surgiu o PL 1774/2019, do deputado Glaustin Fokus (PSC/GO), que neste momento está tramitando na Câmara e traz a mesma proposta.
O Sindifar-PR (Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná) repudia os PLs citados porque entende que a venda de medicamentos em estabelecimentos inadequados e sem a devida orientação de um profissional Farmacêutico coloca em risco a saúde da população.
“Mais uma vez estamos discutindo projetos que têm foco apenas comercial. Mesmo sem a necessidade de prescrição, existem medicamentos que precisam de orientação adequada, pois não estão isentos de efeitos contrários ao da sua finalidade”, argumenta o presidente do Sindifar-PR, Fábio Santana.