ATENÇÃO! Entenda por que devemos ser contra as Reformas da Previdência e Trabalhista
Reforma da Previdência
Sem a reforma
No Brasil, hoje, mulheres que contribuíram por 30 anos e homens por 35 anos podem se aposentar. Os que não se enquadram nessa regra, que tiverem contribuído por pelo menos 15 anos, recebem o benefício pela idade, mulheres com 60 anos e homens com 65.
Com a reforma
Com a nova proposta, a aposentadoria fica mais distante e mesmo com a idade máxima de 65 anos, pessoas que não tiverem contribuído por, no mínimo 25 anos, não poderão receber o benefício. Para receber a aposentadoria integral o trabalhador deve contribuir por 49 anos.
Reforma Trabalhista
Veja alguns pontos que devem mudar com a Reforma Trabalhista aprovada pela Câmara dos Deputados, no dia 26 de abril, e que irá para votação no Senado.
Sem a reforma
– Jornada de máxima diária de 8 horas com a possibilidade de duas horas extras
– A CLT prevê intervalo para almoço obrigatoriamente de no mínimo uma hora.
– Hoje, quando um contrato de trabalho com duração de mais de um ano é rompido, essa rescisão precisa ser homologada pelo sindicato da categoria
– Trabalho intermitente: Não é regulamentado
Com a reforma
– Jornada de 12 horas de trabalho
– Redução do tempo de intervalo para descanso/alimentação para 30 minutos
– Rescisão de contrato de trabalho sem assistência do sindicato possibilitando a supressão de valores e direitos.
– Trabalho intermitente – trabalhadores poderão ser contratados e pagos apenas pelas horas trabalhadas, deixando de ser remunerados pelo tempo em que estão à disposição da empresa, sem a garantia do pagamento integral do salário mensal.
– Estabelece a possibilidade de acordos diretamente entre as empresas e trabalhadores