Sindifar-PR participa da assinatura da carta de intenções do Programa Estadual de Logística Reversa de Medicamentos

Sindifar-PR participa da assinatura da carta de intenções do Programa Estadual de Logística Reversa de Medicamentos

A presidente do Sindifar-PR (Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná), Lia Mello, participou hoje, dia 6 de junho, junto ao GTM-PR (Grupo de Trabalho de Medicamentos do Paraná), da assinatura da carta de intenções do Programa Estadual de Logística Reversa de Medicamentos, no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado.

Apresentado à governadora Cida Borghetti, o programa tem como objetivo o descarte correto de medicamentos em desuso pela população. A ação envolve a atuação do setor farmacêutico, da indústria e do governo.

O primeiro passo do programa é a realização de campanhas anuais sobre a temática e a instalação de 250 pontos de coleta dos medicamentos que não podem mais ser utilizados.

O Governo do Estado, através das secretarias da Saúde e do Meio Ambiente, será responsável por fiscalizar e divulgar o programa no Paraná. A recepção, preparação, armazenamento temporário, gerenciamento, transporte e destinação final ambientalmente adequada será de responsabilidade dos setores farmacêuticos e industrial.

Para Lia, a adoção do programa no Paraná é um grande avanço na área da saúde. “A questão do descarte incorreto de medicamentos afeta, consideravelmente, a saúde pública e o meio ambiente, por isso, a implantação do programa é de extrema importância para conscientizar produtores, distribuidores, vendedores e consumidores”, comenta a presidente.

Investimentos para vigilância em saúde
Na ocasião, a governadora também liberou investimentos para a área de vigilância em saúde dos 399 municípios do Paraná.