Sindifar-PR apoia campanha sobre o uso racional de medicamentos

Sindifar-PR apoia campanha sobre o uso racional de medicamentos

A presidente do CRF-PR, Mirian Fiorentin e a diretora do Sindifar-PR Lia Mello

O CRF-PR (Conselho Regional de Farmácia do Paraná) realizou hoje, dia 3 de maio, com o apoio do Sindifar-PR (Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná), o evento da campanha “Saúde não é jogo” que remete ao Dia do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio.

O evento reuniu, na Boca Maldita, em Curitiba, Farmacêuticos, estudantes e professores do curso de Farmácia de diversas faculdades para orientar a população sobre a utilização consciente dos medicamentos. Além disso, foram disponibilizados serviços como aferição da pressão arterial e verificação da glicemia capilar.

“O foco da campanha é motivar a consciência da população quanto ao uso dos medicamentos. Em nosso dia a dia observamos inúmeras ocorrências por conta da automedicação e/ou por intoxicações, o que demonstra a real necessidade do profissional Farmacêutico na orientação e acompanhamento farmacoterapêutico”, afirmou o presidente do Sindifar-PR, Fábio Santana. 

Os procedimentos disponibilizados foram realizados por alunos da Fapar (Faculdade Paranaense), da Faculdade Pequeno Príncipe, da PUC – PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e da UniBrasil (Centro Universitário Autônomo do Brasil) com a orientação dos profissionais da área.

“Trazer os alunos para entrarem em contato com o público é muito importante. Sair da sala de aula e mostrar na prática como esse relacionamento entre o Farmacêutico e o paciente ocorre. Certamente foi um momento de aliar a teoria com a prática, o que deixa o ensino mais interessante para os alunos. O evento também foi uma oportunidade de mostrar para os estudantes a importância do Farmacêutico junto a comunidade”, explica a diretora do Sindifar-PR e professora da Faculdade Pequeno Príncipe, Lia Mello.

“Praticar o que aprendemos na sala de aula é de extrema importância. Tanto a questão de orientar as pessoas sobre o uso de medicamentos mas também a prática dos testes básicos, como, aferir a pressão, por exemplo”, contou a aluna Bruna Galante, do 4º período do curso de Farmácia da Faculdade Pequeno Príncipe.

O evento também aconteceu em outras cidades do Paraná, como Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

A Campanha “Saúde não é jogo”

A campanha “Saúde não é jogo” é uma iniciativa dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Farmácia para celebrar o Dia do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio. A data surgiu quando estudantes do curso de Farmácia se reuniram, em 1998, em Belém do Pará, para alertar a população sobre os riscos do uso indevido de medicamentos.

“O Dia do Uso Racional de Medicamentos foi criado por um movimento estudantil que se mostrou importante e relevante, por isso, foi adotado por diversas entidades da área da saúde. O foco da campanha é a prevenção e os principais cuidados no uso de medicamentos, além de alertar para a necessidade de haver um Farmacêutico responsável permanente dentro das farmácias e drogarias, como forma de promover a recuperação da saúde brasileira”, explicou o Conselheiro Federal de Farmácia pelo Paraná, Gustavo Pires.

“Essa campanha é fundamental para a população que muitas vezes, no dia a dia, acaba consumindo medicamentos sem orientação. Esse uso inadequado pode gerar problemas à saúde, mesmo nos casos dos medicamentos que não necessitam de prescrição médica, mas que precisam de um apontamento profissional para serem usados”, finalizou a presidente do CRF-PR, Mirian Fiorentin.

O Conselheiro Federal de Farmácia pelo Paraná, Gustavo Pires e a diretora do Sindifar-PR Lia Mello

Confira mais fotos do evento!