Grupo de Trabalho de Medicamentos do Paraná discute sobre o descarte correto de remédios em desuso

Grupo de Trabalho de Medicamentos do Paraná discute sobre o descarte correto de remédios em desuso

sindifar-e-gt-28-11-2016

Os medicamentos quando descartados da maneira incorreta, em um lixo comum ou em uma rede de esgoto, por exemplo, podem contaminar diretamente o solo e provocar a intoxicação de pessoas e animais.

Preocupados com essa situação é que o GT (Grupo de Trabalho de Medicamentos do Paraná), que o SINDIFAR-PR (Sindicato dos Farmacêuticos do Paraná) faz parte, foi criado e reuniu hoje, dia 28 de novembro, várias entidades da área da saúde para debater sobre a implantação da Logística Reversa de Medicamentos, um sistema que tem como objetivo o descarte correto de medicamentos.

A iniciativa pretende, através de pontos de coletas, como farmácias e postos de saúde, por exemplo, recolher da população medicamentos que estão vencidos ou sem condições de uso.

A presidente do SINDIFAR-PR, Lia Almeida, representou o sindicato na reunião. O CRF (Conselho Regional de Farmácia), a SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), o Sindifarma-PR (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Paraná) e a Faculdade Uniandrade também participaram do encontro.