Sindifar-PR e CRF-PR são contra o PL 1896/2021

Sindifar-PR e CRF-PR são contra o PL 1896/2021

O Projeto de Lei 1896/2021, protocolado pelo deputado federal por Santa Catarina, Darci de Mattos (PSD), pretende autorizar a venda de medicamentos em supermercados e outros estabelecimentos congêneres, sob a justificativa de ampliar o acesso aos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs). Tal iniciativa representa muito mais que retrocesso: é uma ameaça à saúde pública, uma vez que dispensa a assistência farmacêutica, a orientação e a autoridade técnica do profissional.

O Farmacêutico é FUNDAMENTAL na dispensação de medicamentos. Sem a presença deste profissional população está em risco e exposta ao uso indiscriminado de medicamentos. A falta da orientação pode acarretar em intoxicações e interações medicamentosas.

Vale lembrar que o Farmacêutico não é essencial apenas na dispensação, mas em todos os serviços que o competem, como na aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinação, testes rápidos para Covid-19, aplicação de injetáveis, entre outros.

O Sindifar-PR (Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná) e o CRF-PR (Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná) são totalmente CONTRÁRIOS ao PL 1896/2021 e consideram tal iniciativa um RETROCESSO.

Acesse o link e manifeste sua posição na consulta pública: https://bit.ly/3vl6yNd