Sindifar-PR e CRF-PR notificam municípios por vagas de concursos com salários abaixo do piso salarial farmacêutico

Sindifar-PR e CRF-PR notificam municípios por vagas de concursos com salários abaixo do piso salarial farmacêutico

6Em uma ação conjunta com o Sindifar-PR, o CRF-PR tem notificado municípios que estão ofertando, em concursos, vagas para farmacêuticos com a remuneração inferior ao piso estabelecido para a categoria. Apesar de se tratar de uma competência do município, a determinação do valor da remuneração dos cargos, o CRF-PR e o Sindifar-PR entendem que o piso salarial, por decorrer de negociação envolvendo empregados e empregadores, ainda que na esfera privada, consiste no valor mais adequado e coerente com a remuneração digna do farmacêutico. Até o momento, cidades como Vera Cruz, São Jerônimo da Serra e Sengés já foram comunicadas a respeito da posição do CRF-PR e Sindifar-PR sobre o tema, com a solicitação para adequação das remunerações ofertadas, por meio dos procedimentos pertinentes.

Além de identificar os municípios que estão ofertando essas vagas, em alguns casos, foi solicitado a intervenção e atuação do Ministério Público e do Ministério Público do Trabalho.

O CRF-PR e o Sindifar-PR reforçam que o farmacêutico é um profissional de saúde que atua em diversos segmentos e contribui de forma significativa com a saúde e qualidade de vida dos cidadãos. O farmacêutico atua desde a parte da pesquisa de novos medicamentos, incluindo vacinas, até o momento de dispensação ao paciente, promovendo ações para garantir a segurança da população. Dessa forma, merece ser reconhecido e valorizado como tal.