História

História 

O desejo da classe farmacêutica paranaense de ter uma entidade que pudesse representar e defender os interesses da categoria e também lutar por mais valorização profissional durou longos e longos anos até a fundação do SINDIFAR-PR (Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná), no dia 25 de junho de 1979.

O início não foi fácil, já que estruturar e participar de uma entidade demanda muita dedicação e exige ainda abrir mão de momentos pessoais importantes. É fato também que o SINDIFAR-PR nasceu do sonho de um grupo de farmacêuticos que queria alçar a profissão a outros patamares, em busca de mais reconhecimento perante a sociedade.

Não pense que eles fizeram isso só por pura ideologia ou necessidades pessoais. Naquela época, os Farmacêuticos já entendiam a importância de se juntar forças para lutar em prol de um bem maior, no caso, a profissão farmacêutica. Quanto mais união, mais reconhecimento, mais valorização. Essa é a fórmula do sucesso que até hoje se mantém na diretoria do SINDIFAR-PR.

Resgatar a história do SINDIFAR-PR é também recordar as pessoas que o fundaram, apoiaram e o fizeram crescer e se desenvolver, a exemplo dos pioneiros Maria de Lourdes Soares, Carlos Augusto Albini, José Vicente Bolcato, Olga Nahir Noce, Zuleide Bonde, Willy Carlos Jung, Octaviano Francisco Lemos Cançado, Presidente da ASPAFAR (Associação Paranaense de Farmacêuticos), e tantos outros nomes que também já estão marcados para a posteridade.

De acordo com a Dra. Maria de Lourdes, fundadora e a primeira presidente do SINDIFAR-PR, farmacêutica com mais de 50 anos de atuação e que dedicou 22 anos ao sindicato, definida a base legal da estruturação e funcionamento da entidade, o primeiro passo da nova diretoria foi atender uma das principais reivindicações dos farmacêuticos: a instituição de um piso salarial.

“De fato, um dos maiores desafios foi a questão da valorização profissional por meio de um salário digno”, recorda Dra.Maria de Lourdes. Ela reforça ainda que os desafios da profissão são imensos e que somente através da participação e da união dos profissionais é que a categoria farmacêutica será reconhecida da maneira que merece.”

Hoje, graças ao suor e ao trabalho de várias diretorias, e com o apoio dos Farmacêuticos, o SINDIFAR-PR tem abrangência em todas as 399 cidades do Paraná, representando os mais de 18 mil farmacêuticos que compõem a sua base.

Além da defesa dos interesses dos farmacêuticos, reivindicando melhorias salariais e nas condições de trabalho, firmando Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho e enaltecendo a importância da profissão farmacêutica para a sociedade, o sindicato oferece para os seus associados convênios, com descontos em estabelecimentos variados e atendimento jurídico.

Farmacêutico, não fique só, fique sócio. Participe das assembleias e seja um associado ao SINDIFAR-PR.

Nosso lema é “Valorização, reconhecimento e respeito ao profissional Farmacêutico!”

Juntos somos mais fortes!

Confira a atual diretoria do SINDIFAR-PR +
Confira os serviços jurídicos +
Confira o nossos Convênios +