Presidente do Sindifar-PR participa de atividades de interesse da categoria Farmacêutica em Brasília

Presidente do Sindifar-PR participa de atividades de interesse da categoria Farmacêutica em Brasília

Reunião do Conselho de Representantes da Fenafar

O presidente do Sindifar-PR (Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná), Fábio Santana, participou, nos dias 27 e 28 de agosto, de atividades de interesse da categoria Farmacêutica, em Brasília. 

O primeiro evento, realizado na Câmara dos Deputados, no dia 28 de agosto, foi o relançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica. A iniciativa é uma parceria da Farmacêutica e deputada federal Alice Portugal, da Fenafar (Federação Nacional dos Farmacêuticos) e do CFF (Conselho Federal de Farmácia). 

Dentre os objetivos da Frente Parlamentar está debater sobre políticas públicas e projetos de lei que envolvem a área farmacêutica. Além disso, tratar de assuntos que englobam ciência, tecnologia e acesso a medicamentos.

“A Frente Parlamentar é uma excelente ferramenta para fomentar o debate sobre temas importantes que envolvem toda a sociedade como, por exemplo, o acesso à assistência farmacêutica à população e o desenvolvimento de ações que visam a conscientização do uso de medicamentos”, pontuou Fábio. 

Também estiveram presentes, na ocasião, representantes dos sindicatos dos Farmacêuticos do Acre, de Alagoas, do Amapá, do Amazonas, da Bahia, do Distrito Federal, do Espírito Santo, de Goiás, do Maranhão, do Mato Grosso, de Minas Gerais, do Pará, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo e de Sergipe.

Relançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica

Reunião do Conselho de Representantes da Fenafar

Ainda em Brasília, o presidente do Sindifar-PR também esteve na reunião do Conselho de Representantes da Fenafar. O encontro reuniu, nos dias 27 e 28 de agosto, sindicatos de Farmacêuticos de diversos Estados. 

“Foi um encontro enriquecedor em que tivemos a oportunidade de trocar experiências e conhecer as demandas da classe farmacêutica de cada Estado. Esse tipo de reunião fortalece a união dos sindicatos e nos incentiva a continuar lutando pelos direitos das Farmacêuticas e dos Farmacêuticos”, ressaltou o presidente do Sindifar-PR, Fábio Santana. 

16ª Conferência Nacional de Saúde

Dando sequência aos eventos na Capital Federal, Fábio também esteve, no dia 27 de agosto, participando do painel “Desdobramentos da 16ª Conferência Nacional de Saúde na Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica e seus impactos na construção do Plano Nacional de Saúde e no Plano Plurianual 2020-2023”. 

O evento abordou as 10 recomendações prioritárias da Carta do Rio de Janeiro e as 331 propostas aprovadas na 16ª Conferência Nacional de Saúde, em 2018. A ideia é selecionar os principais pontos debatidos e elaborar uma pauta para o Congresso Nacional incluir nos planos de políticas públicas que serão discutidos e desenvolvidos.

Clique aqui para acessar a Carta do Rio de Janeiro.

Painel “Desdobramentos da 16ª Conferência Nacional de Saúde na Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica e seus impactos na construção do Plano Nacional de Saúde e no Plano Plurianual 2020-2023”