Negociações Coletivas 2020 – Sindifarma

Negociações Coletivas 2020 – Sindifarma

Negociações Coletivas 2020 – Sindifarma

O Sindifar-PR (Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná) informar que as negociações com o Sindifarma estão ocorrendo desde o mês de março de 2020, tendo início com o envio da pauta de reivindicações que foi discutida, analisada e aprovada em assembleia realizada no início do ano.

A primeira proposta enviada pelo Sindifarma foi o firmamento de CCT sem qualquer reajuste salarial ou inclusão de cláusula convencional. Além disso, a supressão da cláusula convencional conquistada há muitos anos que estabelece dois domingos de folga ao mês.

Após a rejeição de referida proposta feita pelo Sindifar-PR e ratificação da proposta apresentada em pauta de reivindicação, houve várias rodadas de negociação, sem qualquer avanço.

Com o início da pandemia da COVID-19, além da pauta de reivindicações enviada, foi intensificado o pedido de inclusão do pagamento de adicional de insalubridade aos Farmacêuticos, porém, como o Sindifarma não propunha qualquer negociação que valorizasse os profissionais. Por isso, passamos a intervir diretamente junto as redes, principalmente, considerando as denúncias recebidas em nosso site, para que as empresas fornecessem os EPI´s necessários para o bom enfrentamento na linha e frente contra a COVID – 19.

Além da intervenção intensa junto com as empresas, o Sindifar-PR deu continuidade a seus trabalhos junto ao Ministério Público do Trabalho, conseguindo a fiscalização e regularização das várias situações apresentadas.

Porém, cabe ressaltar que as negociações sempre estiveram ativas, mesmo o Sindifar-PR estando em uma situação bastante precária, sem funcionários, somente contando com diretores que continuam suas atividades laborais e conciliam suas atividades profissionais, pessoais com as atividades sindicais, sem qualquer remuneração para tanto.

Em 14 de julho houve a primeira evolução da proposta apresentada pelo Sindifarma, que continuou com a manutenção da CCT 19/20, mantiveram a proposta da supressão de dois domingos de folga por mês e concederia um reajuste salarial de metade do INPC do período, ou seja, de menos de 2%. Como definido em assembleia, o Sindifar-PR se manteve firme e não aceitou essa proposta e manteve a pauta de reivindicações apresentada e definida em assembleia.

Somente agora, no dia 27 de outubro, o Sindifarma formalizou sua última proposta, com algumas inconsistências que questionamos e estamos aguardando o posicionamento.

Assim, em razão da demora nas negociações, o Sindifar-PR definiu que realizará, no dia 11 de novembro, às 19h, por meio virtual, cujo o link será disponibilizado em nosso site, uma assembleia. Contamos com a presença de todos para que juntos possamos definir o andamento das negociações.