Negociações Coletivas/2017

Negociações Coletivas/2017

LABORATÓRIOS de ANÁLISES e PATOLOGIA CLÍNICA – (Patronal SINLAB)

Abril/2017 – Pauta enviada e no aguardo da contraproposta do patronal

Junho/2017 – O SINLAB (patronal dos laboratórios) encaminha proposta de manutenção das cláusulas da CCT anterior e reajuste de 3% nos salários. Proposta (absurda) NÃO ACEITA pelo  Sindifar-PR e é ratificada a solicitação de 9% de reajuste.

Junho/2017 – SINLAB encaminha contraproposta de 4% de reajuste, rejeitada pelo Sindifar-PR.

Julho/2017 – O SINDIFAR-PR ratifica a rejeição da proposta do patronal de 4% de reajuste e questiona o índice concedido aos demais funcionários dos laboratórios (preponderante).

Julho/2017 – SINLAB informa que para a categoria preponderante foi fechado o índice de reajuste de 5%, sendo questionado o motivo desta diferença de índices entre o proposto aos farmacêuticos e o fechado com o preponderante.

Agosto/2017 – O SINLAB ratifica a proposta de 4%, índice abaixo do fechado com o preponderante. Agendamento de reunião para o dia 09/08.

Agosto/2017 – Reunião com a presença de vários representantes do SINLAB, onde ratificaram a proposta de 4%, informando ser “complicado” dar o mesmo índice de 5% aos farmacêuticos devido aos custos. Argumentamos que a diferença, em valores, é mínima e que é inconcebível dar um reajuste menor para os farmacêuticos, tendo em vista que outros profissionais que atuam em laboratórios e desempenham as mesmas atividades já receberam 5% de reajuste.

Infelizmente ouvimos de representante do patronal o absurdo de que se o custo do farmacêutico for mais alto, poderá ocorrer substituição por biomédico (ameaça velada), e ainda pior foi escutar de um farmacêutico proprietário de laboratório que agora também vai ter o risco dos biólogos. Certamente respondemos à altura, deixamos clara nossa indignação com tais comentários e informamos que a proposta de reajuste de 4% será submetida à apreciação dos farmacêuticos.

Estamos aguardando definição de data, local e horário para realização da assembleia com os farmacêuticos que atuam em laboratórios, provavelmente na próxima semana.

Setembro/2017 O Sindifar-PR fez uma pesquisa junto aos Farmacêuticos que atuam na área e o resultado foi a REJEIÇÃO, por unanimidade, da proposta do patronal.

Setembro/2017 – O Sindifar-PR encaminhou ao SINLAB a informação da rejeição da proposta de 4% de reajuste e ratificou o entendimento de que o índice de reajuste dos Farmacêuticos não poderá ser inferior ao concedido aos outros funcionários.

Setembro/2017 –  O SINLAB enviou resposta informando que será analisada nossa proposta e assim que concluírem as discussões sobre o assunto, será encaminhada resposta com o posicionamento do final.