5º Encontro de Sindicatos dos Farmacêuticos do Norte e Nordeste reúne entidades de diversos estados brasileiros

5º Encontro de Sindicatos dos Farmacêuticos do Norte e Nordeste reúne entidades de diversos estados brasileiros

5o-encontro-sindicatos-norte-e-nordeste-22-10-2016

O 5º Encontro de Sindicatos dos Farmacêuticos do Norte e Nordeste aconteceu nos dias 20,21 e 22 de outubro, em Recife, Pernambuco. O evento, que teve como tema “as organizações sindicais frente ao panorama político brasileiro: ameaças, condutas e ações”,  reuniu as lideranças sindicais das duas regiões para debater assuntos relacionados com o  atual momento político e econômico do país e o papel das entidades de classe neste cenário.

Durante o primeiro dia de atividades, uma homenagem foi realizada ao farmacêutico Francisco Edson Pereira, que faleceu no dia 3 de outubro deste ano. Edson era professor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Ceará, foi presidente do SINFARCE (Sindicato dos Farmacêuticos do Ceará), do CRF-CE (Conselho Regional de Farmácia do Ceará), e da Fenafar (Federação Nacional dos Farmacêuticos).

Ao longo do encontro foram discutidos temas como: piso salarial unificado, carga horária semanal de 30 horas e insalubridade e gratificação por tempo de serviços, Controle Social, valorização do trabalho farmacêutico no SUS, trabalho decente e negociações coletivas no setor privado e público.  

A presidente do SINFARPE (Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco), Veridiana Ribeiro, avaliou o evento como essencial  para alinhar e orientar as ações desenvolvidas por cada entidade em defesa da categoria.

“Todo ano o evento fica melhor. As mesas são bem representadas pelos sindicatos, os temas selecionados cuidadosamente, e as discussões primorosamente embasadas. Espero que a próxima edição seja ainda melhor do que essa”.