28 de fevereiro – Dia Internacional de Combate às LER/DORT

28 de fevereiro – Dia Internacional de Combate às LER/DORT

Fonte: Diesat 

O DIESAT, chama atenção para o dia 28 de fevereiro.

Data alusiva ao dia Internacional de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), essa data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a OMS, LER/DORT pode ser compreendido por lesões para esforços repetitivos e contínuos, e pode contemplar doenças causadas por alterações nos tendões, articulações, músculos e nervos como tendinites, tenossinovite e bursite.

Conforme o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – SmartLab, só em 2020, foram 3.167 casos notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), porém precisamos considerar as subnotificações.
Alertando que as altas taxas de notificação, em 2020 segundo SINAN, ocorreu nos estados: São Paulo (607), Paraná (558), Minas Gerais (460), Bahia (297) e Rio Grande do Sul (392).
É fundamental o papel da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), nas ações de promoção e prevenção da Saúde dos Trabalhadores. É preciso adotar medidas preventivas contra lesões associadas a movimentos e esforços repetitivos nos seus ambientes de trabalho.

O trabalho não pode causar dor. Fique atento aos sinais e sintomas que podem indicar LER/DORT.